quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mac App Store e os seus 10 mandamentos

Durante a apresentação dos novos recursos que estarão no Mac OS Lion, Steve Jobs tiro parte de seu tempo para falar de uma ferramenta que tem tudo para dar certo. A Mac App Store permitirá que usuários comprem ou baixem aplicativos para Mac OS de forma super-rápida e bastante intuitiva, como já acontece nos iPhones, iPods Touch e iPad. E como vai ser a censura que a empresa de Jobs faz dos aplicativos que entram (ou não) na central de downloads? A própria Apple fez questão de já responder.


Segue uma lista dos 10 Mandamentos da Mac App Store, diretamente da tábula do iGod, Steve Jobs.
  1. Não travarás.
    Em resumo, aplicativos que de alguma forma travem o Mac ou apresentem bugs não serão admitidos na loja.
  2. Não oferecerás demo.
    Aplicativos em caráter experimental, ou de testes, ou em versão beta, não serão admitidos na loja.
  3. Não protejerás.
    Aplicativos com sistemas próprios de autenticação de usuários, como códigos ou chaves de licença, não serão admitidos na loja.
  4. Não limitarás.
    Desenvolvedores não poderão oferecer aplicativos por um período de tempo, ou com elementos que precisem ser adquiridos separadamente.
  5. Não iniciarás consumo excessivo de recursos.
    Essa parece ir direto na EA Games e outras produtoras de jogos: aplicativos que diminuam rapidamente a bateria ou causem aquecimento em excesso serão reprovados.
  6. Não terás cobiça.
    Quanto mais caros forem os aplicativos, mais durona a Apple vai ser na hora de aprová-los (ou não).
  7. Não usarás caminhos tortuosos para atualizações.
    É simples assim: aplicativos da Mac App Store deverão ser atualizados por meio das ferramentas que a loja oferece. Nada de atualizadores terceiros.
  8. Não imitarás.
    A Apple proibiu terminantemente que os aplicativos oferecidos por meio da Mac App Store tenham visual parecido com aqueles apps nativos do Mac OS, como o Finder, o iTunes e o iChat. Nada de cópias.
  9. Não perturbarás.
    Jobs foi claro ao explicar que os aplicativos serão baixados e instalados automaticamente, de modo a aparecerem no Dock imediatamente. Isso significa que aquelas telas com termos de uso etc. não poderão ser usadas.
  10. Não farás roleta russa.
    Por algum motivo a Apple detesta roleta russa. Portanto, a “brincadeira” está proibida em todas as App Stores: do Mac, do iPhone e do iPad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário