quinta-feira, 2 de junho de 2011

Japoneses desenvolvem TV que 'enxerga' o telespectador


NHK - TV que assiste você
A  emissora japonesa NHK está testando um sistema de reconhecimento de emoções do telespectador a partir de uma câmera plugada ao televisor. Essa pequena câmera é capaz de tirar fotos do usuário enquanto este assiste à programação e, em seguida, analisá-las de acordo com as expressões faciais e movimentos corporais apresentados nas imagens. Assim, o sistema pode exibir recomendações de programações mais adequadas às preferências de cada telespectador.

O protótipo, criado pelos Laboratórios de Pesquisa em Ciência e Tecnologia da NHK, reconhece as sensações do usuário, como raiva, felicidade e descaso, de acordo com os níveis de interesse e concentração apresentados pelos movimentos. De acordo com o site New Launches, o sistema ainda pode analisar as preferências de mais de um usuário simultaneamente, graças ao reconhecimento facial, que pode ser levado para mais de um ponto na tela.

A NHK acredita que esta tecnologia de programação personalizada, tão vista na internet, marcará um novo passo para a indústria da televisão. Ainda não se sabe, no entanto, quando ela chegará ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário