quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lenovo compra fabricante alemã de computadores

A Lenovo divulgou, nesta quarta-feira (1/6),  a aquisição da fabricante de eletrônicos alemã Medion AG, por cerca de US$ 900 milhões. O acordo acontece cerca de quatro meses após a empresa criar uma joint venture com a NEC Corp, para vender notebooks no Japão.

Por esse novo acordo, a Lenovo que ganhou força ao comprar a unidade de PCs da IBM há seis anos quer ampliar sua presença no mercado europeu. Na prática, a fabricante projeta que, a partir da compra, deve dobrar seu market share (participação de mercado) na maior economia da Europa, a Alemanha, onde passa a concentrar 14% das vendas de PCs.

“A Lenovo, provavelmente, quer aumentar sua presença em mercados maduros”, considerou o analista da empresa de investimentos Yuanta Securities, Vincent Chen, segundo a agência de notícia Reuters. “A pergunta é por que a Alemanha, já que é um mercado com crescimento muito lento”, pontuou Chen, ao afirmar que há um questionamento sobre os reais benefícios da aquisição.

A Medion atua hoje no mercado de computadores e dispositivos eletrônicos de baixo custo. Para fechar o acordo com a Lenovo, a fabricante exigiu que nenhum emprego ou operação fosse cortado por conta da aquisição.

No Brasil, desde 2008, já surgiram diversos boatos de que a Lenovo estaria interessada em adquirir a fabricante Positivo como forma de ampliar sua participação de mercado.

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