sábado, 19 de novembro de 2011

Nova tecnologia promete deixar internet mais rápida

Pesquisadores da Universidade do Arizona (Estados Unidos) criaram um novo material que, segundo eles, poderá ser usado para desenvolver a próxima geração de computadores. As informações são do site TG Daily.

Os responsáveis pelo projeto sintetizaram um minúsculo feixe de cristal - o mesmo usado para a construção de fibra óptica - para então chegar ao resultado final. Com isso, o objetivo é potencializar a internet, aumentar a eficiência dos dados trafegados pela corrente elétrica e melhorar a parte física dos sensores tecnológicos contidos nos PCs.

"Como não podíamos adulterar inúmeros átomos em uma única fibra, todas elas tinham de ser mais resistentes para que fosse possível amplificar um sinal de internet. Dessa forma, conseguimos integrar as comunicações de internet e computação em um único chip, o que permite a conectividade de vários dispositivos ao mesmo tempo", explica o professor de engenharia elétrica Cun-Zheng Ning.

No entanto, a produção de materiais com base nas pesquisas realizadas por Ning e sua equipe tem sido um grande desafio. Os pesquisadores agora estão testando a tecnologia para diversas aplicações, tais como o uso em energia solar e na criação de amplificadores ópticos para computadores com internet de alta velocidade.

"O mais importante é que ainda há muitas coisas que temos de aprender sobre o que se pode conseguir através do uso desse material. Nossos estudos preliminares mostram que existem incríveis propriedades contidas nele, além da qualidade óptica superior a outros recursos", afirma Ning.

Nenhum comentário:

Postar um comentário