terça-feira, 11 de janeiro de 2011

OLPC XO ganha novo processador e tela sensível ao toque

Enquanto seus mais mirabolantes projetos continuam sem previsão de dar as caras nas prateleiras, o pessoal da fundação One Laptop Per Child continua se virando com o velho e bom XO, computador educacional que vai sendo vendido “em temporadas”, conforme seus lotes são produzidos.
Em sua primeira grande atualização desde seu lançamento o computadorzinho – “inspirador conceitual” dos netbooks – vai ver sua tela de 7,5 polegadas se tornar sensível ao toque e trocar seu modesto processador AMD Geode de 433 MHz por um Marvell Armada de 1 GHz (parente distante do chip Apple A4 que equipa o iPhone 4 e iPad).

Mesmo com um coração significativamente mais potente a máquina terá apetite moderado, consumindo apenas 2W e, de quebra, permitindo que suas baterias sejam recarregadas através de um gerador movido à manivela. Bom não esquecer que o XO foi originalmente desenvolvido para regiões em que o abastecimento regular de eletricidade pode ser considerado um luxo.
De resto, o aparelho, que será identificado pelo número 1.75, deverá permanecer o mesmo, mantendo o sistema operacional Sugar OS, as cores verde-limão e branco em seu chassi de plástico resistente e teclado de borracha resistente à água. Segundo a OLPC a atualização deverá chegar na próxima fornada do XO, que deverá sair no segundo semestre deste ano, e custar o equivalente a US$ 165.

Nenhum comentário:

Postar um comentário