quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Qual o futuro da computação em nuvem?

Qual o futuro da computação em nuvem?

Especialistas explicam o que é a Cloud Computing e como ela pode ajudar as empresas e o país no futuro

Computação na nuvem é a ideia de podermos acessar, de qualquer lugar, dados e programas armazenados em servidores que podem estar em datacenters em diferentes partes do mundo. Essa tecnologia já está bem disseminada: hoje, por exemplo, quase todo mundo tem uma conta de email. Mas, como o mundo da tecnologia não pára, a computação na nuvem também precisa evoluir.

"A visão do cloud 2015 é sobre como podemos ajudar a facilitar a implantação dos serviços em nuvem. Tornar mais fácil para as empresas atenderem mais rapidamente seus funcionários e outros clientes", explica Frank Johnson, diretor de soluções corporativas para Américas da Intel.

Cassio Tietê, Diretor de Marketing da Intel, afirma que é essencial "definir como a cloud computing deve ser no futuro sobre o ponto de vista da segurança, interoperabilidade, habilidade de transacionar e migrar dados entre nuvens privadas e públicas"

Várias empresas de tecnologia estão se unindo numa alianaça chamada "Open Data Center Alliance", ou Aliança para Datacenters Abertos, para definir padrões específicos para a computação na nuvem.

"Nós fomos convidados por um grande número de clientes ao longo do ano passado para que nós nos envolvêssemos e contribuíssemos para o estabelecimento dessa aliança. Foi o que fizemos, criamos uma oportunidade para que as empresas se reunissem e conversassem sobre os problemas,  e começassem a documentar suas necessidades",  comenta Frank Johnson.

A ideia básica é a mesma: você não precisa investir na compra de softwares que usa ocasionalmente, pois é mais barato pagar apenas quando você os usa. Para as empresas, isso significa economizar milhões em infraestrutura.

"A importância desse projeto é que podemos participar das definições desses padrões. A gente passa a ter uma posição de interferência e participação na construção desse modelo que certamente vai trazer benefícios para a gente no futuro", explica Clinger Lamônica, Gerente da Divisão de Projetos e Integração da Vivo.

Rafael Rosa, Gerente de Produtos da Locaweb, fala sobre a importância da divulgação da computação em nuvem, "facilitar o entendimento dessa teconologia por parte do mercado é um passo muito importante para que a gente consiga levar a clouding para um mercado que ainda esta receoso e não compreende muito bem o que é a cloud computing".

Na verdade, essa aliança é uma tentativa de antecipar o futuro. As projeções indicam que o número de pessoas e de aparelhos conectados à internet vai continuar crescendo a passos largos.

Uma das ideias que já surgiu da aliança é a computação na nuvem federativa. Imagine uma série de nuvens: cada nuvem representando milhares de servidores. A ideia é fazer com que o trânsito de informações entre elas fique mais rápido e mais ágil.

Outro conceito importante é que essas nuvens consigam identificar que tipo de computador está acessando. Se você estiver usando um notebook, por exemplo, a nuvem de servidores conseguirá identificar a máquina e oferecer os recursos mais adequados para o que você precisa. Tudo isso deve tornar mais eficientes vários serviços digitais, como acesso a sites em geral, mecanismos de buscas e até reservas de passagens aéreas e hotéis.

"O Brasil precisa disso. Nós vamos crescer muito nos próximos cinco anos, com a infraestrutura que nós precisamos ter, com cidades digitais, com as pequenas e médias empresas, com os cidadãos e serviços. Até mesmo as demandas da Copa do Mundo e das Olimpíadas, é fundamental que essa aliança aconteça com a nossa participação ativa", conclui Cássio Tietê.

Um comentário:

  1. O conceito de computação nas nuvens é muito interessante pelo aspecto de isolar parte do processamento e centralizar eles em locais específicos para a redução da carga de processamento local. Viva a computação nas nuvens, um grande avanço tecnológico em grande expansão no mercado.

    ResponderExcluir